Conversas entre duas amigas no limite da inadequação

:/

"Como uma abelha ou qualquer outra coisa pentelha"

Amiga,

As pessoas não sabem mesmo o quão ridículas elas são. Essa história de ter o comportamento observado e de sofrer com o julgamento das pessoas, isso acontece com muita gente. Tenho uma amiga que passa por isso direto, porque esperam dela que ela seja um exemplo de comportamento, de boa conduta, de esposa, de mãe, enfim... E eu a admiro muito, porque ela leva isso tudo com muito bom humor e leveza, porque sabe que as expectativas das pessoas se medem sempre por elas mesmas.

Quando essa pessoa criticou você por não ficar com negros estava só expondo uma expectativa que é dela mesma, e que não corresponde sequer àquela expectativa dos caras brancos com quem você fica. Porque, como você mesma me disse, essa sociedade é muito mais conservadora do que a gente pensa e, de uma forma ou de outra, vai jogar seus preconceitos na nossa cara.

Não há razão para esperar que pessoas assim sejam evoluídas; não há como esperar que elas compreendam. Essas pessoas estão presas em um mundinho que valoriza coisas diferentes daquelas que nós valorizamos.

Lembro-me perfeitamente do dia em que o marido de uma pessoa muito querida minha me disse que eu não tinha namorado porque eu não era fútil, porque eu precisava ser mais fútil. Subi as escadas do meu prédio em prantos naquele dia. Triste porque eu realmente gosto muito da esposa dele, que provavelmente nunca enxergará as consequências do que ele disse a mim na própria vida dela. E triste porque tudo o que eu fiz na minha vida foi trabalhar para ser alguém além do que eu aparento.

Eu orei naquele dia. Eu disse a Deus que preferia ficar sozinha para o resto da minha vida do que retroceder para ter companhia, homem, sexo, família, filhos... Eu prefiro pensar por mim mesma, ter senso crítico e tirar minhas próprias conclusões sobre as coisas, principalmente sobre o “estar no mundo” de que Drummond tanto fala.

Eu sei que você queria um consolo muito específico, mas não pode e não deve se sentir frustrada porque ele não veio ou não virá. Porque, no fundo, a gente sabe que a pessoa de quem você espera isso não é exatamente aquele que dirá a você belas coisas.

Se eu pudesse, agora eu estaria aí.

Abraço,

Lígia

This entry was posted in

Leave a Reply